Bacalhau Natalino

INGREDIENTES:

4 postas de bacalhau ou o equivalente à 2 quilos, desfiado
3 cebolas grandes
farinha de trigo à gosto
2 quilos de batatas
3 latas de creme de Leite (sem soro)
farinha de rosca Gula Pura
uma pitada de sal, pimenta do reino e noz moscada
azeite à gosto
ovos cozidos e azeitonas pretas para decorar

MODO DE PREPARO

Deixar o bacalhau de molho de véspera, trocando de vez em quando a agua para tirar um pouco o sal. Desfiar as postas (caso nao seja desfiado) e retirar todas as espinhas. Cortar as cebolas em rodelas muito finas. Colocar em uma panela com azeite quente e deixar até ficarem moles e transparentes (não pode deixar queimar - hehe). Junte o bacalhau desfiado as cebolas, deixando refogar lentamente.

A parte, fazer um molho branco com farinha de trigo, leite, margarina e um pouquinho de noz moscada. Quando estiver cremoso, acrescentar ao bacalhau. A parte descasque e corte as batatas em palitos médios frite-as de forma a deixá-las cozidas por dentro (não podem ser muito finas senão ficam quebradiças e sem recheio dentro).

Depois de fritas, escorra as batatas e junte-as na panela do bacalhau. Tempere tudo com um pouquinho de sal a gosto e um pouquinho de pimenta do reino. Por ultimo acrescente o creme de leite, sempre mexendo bem (para ficar com molejo nas cadeiras), para ficar com a consistencia meio pastosa, cremosa e uniforme (uniforme de que eu adoro fardas).

Colocar tudo em um pirex untado com azeite e farinha de rosca Gula Pura.

Por cima do bacalhau, polvilhar mais um pouco de farinha de rosca Gula Pura para ficar com uma fina camada crocante (tá com agua na boca, né...? eu também).

Levar ao forno ate ficar gratinado e ao retirar do forno, enfeitar com ovos cozidos cortados e azeitonas pretas.
<< Voltar